Espécies Brasileiras – Pau-Brasil (Caesalpinia echinata)

 

Pau-Brasil

A Caesalpinia echinata, pertencente à família Caesalpiniaceae, é conhecida como pau-brasil, ibirapitanga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco. A espécie ocorre desde o estado do Ceará até o Rio de Janeiro na floresta pluvial Atlântica.

Sua madeira é muito pesada, dura, compacta, muito resistente, de textura fina, incorruptível, com alburno pouco espesso e diferenciado da cerne. É empregada atualmente para confecção de arcos de violino. Outrora foi muito utilizada na construção civil e naval e trabalhos de torno.

Planta ocorre preferencialmente em terrenos secos e inexiste na cordilheira marítima. É planta típica do interior da floresta primária densa, sendo rara nas formações secundárias.

Floresce a partir do final do mês de setembro, prolongando-se até meados de outubro. A maturação dos frutos ocorre nos meses de novembro a janeiro. A árvore é ótima para o paisagismo.

Pau-Brasil

O pau-brasil é conhecido pelos brasileiros devido ao fato de ter originado o nome do nosso país, pelo ciclo econômico que ele representou ou pela grande ameaça de extinção que existe sobre ele. Sem dúvida, o pau-brasil representa um marco histórico do país, e no entanto, poucos têm conhecimento sobre seu ciclo econômico, as implicações históricas envolvidas e suas características botânicas.

Infográfico estadão (Pau-Brasil)

Foi necessário a sua quase extinção para que o pau-brasil fosse reconhecido oficialmente na história brasileira. Em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto declarando o pau-brasil como árvore símbolo nacional e o ipê como flor símbolo.

É realizado um substituto do projeto n.º 1006, de 1972, por meio da lei n.º 6507 de 07/12/1978, declarando o pau-brasil a Árvore Nacional, e instituindo o dia 03 de maio como o dia do pau-brasil.

O pau-brasil possui a casca pardo-acinzentada, ou pardo-rosada nas partes destacadas, e cerne (miolo) vermelho, cor de brasa. Atinge até 30 m de altura (dados da literatura indicam que podem chegar até 40 metros) e 1,5 m de circunferência.

Foto Pau-Brasil

Raramente é encontrada em formações secundárias e atualmente, através de levantamentos científicos, poucos exemplares de pau-brasil nascidos em natureza, ocorrem nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O pau-brasil era considerado extinto, quando em 1928 o estudante de agronomia João Vasconcelos Sobrinho e o professor de botânica Bento Pickel, verificaram a presença de uma árvore de pau-brasil, num local chamado Engenho São Bento, hoje sede da Estação Ecológica da Tapacurá da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP).

Atualmente, a espécie está tão ameaçada quanto outras de ocorrência na Floresta Atlântica, que mesmo sendo um dos ecossistemas de maior diversidade é um dos mais ameaçados do planeta. Devido ao esforço de pessoas como o Prof. Roldão Siqueira Fontes e apoiados pela direção da UFRPE (sede da Estação Ecológica do Tapacurá), lançaram em 1972 uma Campanha Nacional em defesa do pau-brasil, recuperando a memória histórica e desencadeando a produção de mudas em todo o país. No dia 03 de maio é comemorado o Dia do Pau-Brasil.

Link Original – Ambiente Brasil

Leitura relacionada – Instituto Pau-Brasil

~ por Ic0w em 11/02/2009.

6 Respostas to “Espécies Brasileiras – Pau-Brasil (Caesalpinia echinata)”

  1. Bala aeeeê!

  2. Obrigado pelas informações e fotos. Tinha detalhes que não conhecia. Grato.
    No meu site assuntos de pesquisa à vossa disposição: sentirme-ei honrado.

  3. gostei muito das informacoes …..e uma pena que as pessoas ainda continuar destruindo ….minha sugestao e montar um grupo de pessoas para defender o pau brazil e natureza…….
    opiniao de daniel mota 10 anos

  4. gostaria de saber como devo proceder para faser mudas de pau brasil pois onde eu trabalho tem um arvore e queria faser algumas mudas para plantio se possivel me respondam

    • EU JA FIZ ISSO E SEM A CEMENTE É MUITO MUITO DIFICIO PRINCIPALMENTE SE VC TIRAR UMA MUDA PEQUENA TENTE RETIRAR UM GALHO PEQUENO DE UNS 50CM RETIRE BEM NA DOBRA DE UMA FORQUILHA “FORQUILHA PEQUENA HEM “E PLANTE COM A MESMA TERRA SEM ADUBALA SE FOR ADUBA FAÇA UNS 15 A 20 DIA ANTES DO PLANTIL É MUITO EMPORTANTE POIS O ADUBO CUSTUMA MATAR PLANTA RECEM NASCIDAS OU ENCHERTADAS .AO PLANTAR DEIXE EM SOMBRA EU DISSE SOMBRA POR 15 A 30 DIAS VALEU

  5. TENHO NA FRENTE DE MEU APARTAMENTO 2 ARVORES MUITO CEMILARES AS CARACTERISTICAS DO PAU BRASIL COMO EU NÃO VI O FRUTO DA ARVORE VERDE A TEMPO ELES ESTAO ESCUROS E SEM ESPINHOS COM FORMA DE ” ~.”TIU” AS FLORES SÃO IDENTICAS O CAOLE E ESPINHOS EM FIM SÓ O FRUTO E DIFERENTE É PAU BRASIL MEU E-MAIL É AALLEEHECHT@GMAIL.COM OBRIGADO

Deixe um comentário